sexta-feira, outubro 05, 2012

Santo Antônio

Cerejinhas,

A tradição do buquê vem dos gregos e romanos da antiguidade, mas o Buquê de Santo Antônio é que está virando moda ultimamente. Diga-se de passagem, um super toque brasileiro aos casamentos.

Santo Antônio


A hora de jogar o buquê é uma das mais divertidas e aguardadas, principalmente pelas amigas solteiras. Diz a lenda que a sortuda que consegue agarrar o buquê é a próxima a se casar. Mas muitas noivas sentem pena de se desfazer do seu. É aí que o Buquê de Santo Antônio entra em ação.

Buquê de Santo Antônio - Casamentos.art.br aqui

Um fato específico desencadeou a crença de que Santo Antônio era capaz de tornar realidade o sonho de se casar. Foi quando uma jovem muito pobre pediu a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento devido a baixa condição financeira. Sua família não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas para a cerimônia e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse, pois receberia as doações e a solidariedade necessária para a realização do casamento. Passados alguns dias, a mulher recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu se casar. 

Esse fato fez com que percorresse pelo mundo inteiro a idéia de que Santo Antônio “arranjava” casamentos. Mas, o mais curioso é que as pessoas passaram a negociar com o religioso e quando não conseguem um companheiro ou companheira, o “castigam” de diversas formas, a mais tradicional é colocar o santo de cabeça para baixo e dentro d’água para conseguir um marido. 

Buquê de Santo Antônio - Rapariga Arteira aqui

Mas o melhor de tudo, é que além de evitar que o buquê de noiva se despedace no caminho, e inevitavelmente acabe no lixo no dia seguinte, a grande vencedora leva para casa uma lembrança especial do seu casamento.

Estou preparando um buquê LINDO pro casamento da Gabriela e do Gustavo. Em breve vou postar pra vocês...

Beijinhos





2 comentários:

  1. Olá Queridas!!!

    O buque de santo antônio que ilustras tua postagem nao é da artesã que mencionas e sim da minha marca, Rapariga Arteira. Se puderes dar uma corrigidinha eu agradeço.
    bjus
    Desirée Burigo
    www.raparigaarteira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Desirée, desculpe nossa falha!! Mas já está corrigido... Parabéns pelo lindo trabalho!! Já somos fãs...

      Beijinhos

      Excluir

Adorei sua visita e seu comentário... Obrigada! Espero te ver mais vezes por aqui... Beijinhos, Manu e Dany